Chapada de Guimarães
A aula de campo realizada com as turmas dos 9º Ano A e B no dia 17 de agosto de 2018, teve por objetivo a apresentação histórica e geográfica da região de Chapada de Guimarães, instigando os alunos ao conhecimento do relevo, flora e fauna da região do Cerrado, e, também, à sua história local.
Pontos Turísticos Visitados:
•Cachoeira Véu de Noiva
Neste ponto, os alunos puderam explorar a flora do Cerrado mais de perto, e apreciar a beleza das águas do Rio Coxipó na Cachoeira Véu de Noiva. Participaram também de uma palestra no Instituto Chico Mendes, onde tiraram suas dúvidas com os Analistas Ambientais presentes, e cresceram no conhecimento sobre a história do Parque Nacional da Chapada de Guimarães, e também sobre sua flora e fauna.
•Santuário de Sant'Ana
A paróquia foi fundada em 11 de Agosto de 1811 por Dom João VI. Seu primeiro nome era Santa Anna do Santíssimo Sacramento. Ela foi extinta e criada novamente em 17 de julho de 1959. Além de sua história, os alunos juntos entoaram um louvor, e, em seguida, fizeram um tour pela paróquia.
•Salgadeira
Foi apresentada a história do local, o motivo de seu nome, sua importância cultural e as descobertas feitas na região de Chapada, sendo uma delas a descoberta dos ossos desenterrados de um dos mais novos dinossauros carnívoros gigante, o Pycnonemosaurus nevesi, apelidado de "Grande Caçador". Ele foi encontrado na Chapada de Guimarães há mais de 50 anos, e ali viveu há 80 milhões de anos durante o período Cretáceo, e entrou para a lista das maiores e mais temidas feras dos últimos tempos. Os alunos conheceram a Cachoeira Salgadeira, e se deliciaram em suas águas refrescantes, dando um fim com chave de ouro nessa aula inesquecível.






Nenhum comentário:
Postar um comentário